FONTES DE ENERGIA


Energia da Biomassa



A energia da biomassa pode ser obtida a partir da combustão de compostos orgânicos de origem vegetal ou animal. Os combustíveis fósseis representam uma forma de biomassa não renovável. A biomassa renovável, por sua vez, é formada de compostos orgânicos, sobretudo vegetais, que podem ser repostos pelo plantio e podem ser considerados inesgotáveis.


A biomassa renovável é composta pela madeira, os dejetos agrícolas, a cana de açúcar, milho e qualquer outra matéria vegetal que possa fornecer energia a partir da combustão direta ou por meio da produção de combustíveis.

Figura 1: Exemplos de biomassa vegetal
A cana de açúcar é uma tradicional fonte de combustíveis para o Brasil. E a queima do seu bagaço pode ainda ser aproveitada para produzir calor ou eletricidade. Os combustíveis produzidos a partir da biomassa, como o etanol e biodiesel, são amplamente utilizados como fonte de energia para o transporte em motores a combustão, ou também para a produção de energia elétrica nas usinas termelétricas.

A biomassa vegetal pode ser reconstituída pelo plantio, por isso pode ser considerada uma fonte renovável de energia. Não levando em conta aspectos negativos como a necessidade de grandes áreas de plantio e a exaustão dos solos, a biomassa pode ser considerada uma fonte limpa de energia, pois o carbono lançado na atmosfera devido a sua queima é recapturado pelas plantas na realização da fotossíntese dentro de um ciclo fechado de queima e replantio.


Figura  2: Ciclo da biomassa


Energia Hidrelétrica

A energia proveniente de hidrelétricas é muito difundida no Brasil. Quase a totalidade da energia elétrica produzida no país tem origem nessa fonte. O princípio básico de funcionamento consiste em armazenar a água de um rio e depois escoá-la por um duto. A energia potencial da água represada no reservatório é transformada em energia cinética quando é escoada pelos dutos.

O movimento realizado pela água faz girar as pás de uma turbina que, por sua vez, aciona um gerador elétrico. A energia produzida é então encaminhada para um transformador elétrico e posteriormente é conduzida para os centros de consumo através de linhas de transmissão. Como a água dos rios se renova devido ao ciclo natural da água, de evaporação e precipitação, a energia hidrelétrica é uma fonte inesgotável de eletricidade.
Figura 3: Itaipu Binacional na divisa entre Brasil e Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário