terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MINEIRÃO SOLAR - Minas Arena


Figura: Minas Arena

Vencedora da licitação para a execução do projeto da Usina Solar Mineirão, a Martifer Solar, iniciou as obras para a instalação de uma usina solar fotovoltaica na cobertura do estádio que será um dos palcos dos jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo Fifa em 2014. A primeira parte, que envolve a impermeabilização, já encontra-se em andamento. Na semana passada, foi dado início na preparação e na limpeza da cobertura  construída de concreto. A previsão é que a impermeabilização seja concluída ainda neste mês.

O projeto é parte do programa Minas Solar 2014, da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig. Após a montagem dos módulos solares fotovoltaicos no Mineirão, a Companhia dará início ao processo de licitação para implantação de uma usina fotovoltaica de 1,1 MW no Mineirinho.

Segundo o gestor do programa e engenheiro da Cemig, Alexandre Heringer Lisboa, a empresa portuguesa Martifer Solar é responsável pela implantação da Usina Solar Mineirão,  que inclui a elaboração dos projetos executivos estrutural e elétrico, impermeabilização da cobertura de concreto, compra dos componentes necessários à montagem da usina - módulos fotovoltaicos, inversores, transformadores, cabos, sistema de supervisão e controle, sistema de proteção -  montagens elétricas e mecânicas, conexão à rede, comissionamento, operação e manutenção de todo o sistema por um período de 24 meses.

Figura: Minas Arena


A montagem das estruturas e módulos da usina solar deverá ser finalizada em janeiro de 2013. Após a montagem, terá início a fase de comissionamento e testes. A operação comercial está prevista para março de 2013.

Capacidade

Com capacidade nominal de 1,42 MW a Usina Solar Mineirão produzirá energia suficiente para atender, aproximadamente, mil residências de consumo médio. Ela será composta de módulos fotovoltaicos montados sobre a cobertura de concreto do Estádio. A radiação solar que incidir sobre esses módulos será convertida em energia elétrica que, por sua vez, será injetada na rede de distribuição da Cemig. O Mineirão receberá uma parcela de, no mínimo, 10% da energia gerada na usina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário